Header Ads

Malhador dá início aos festejos juninos com “Acorda Vem Ver”



Na noite da última terça-feira (31), o município de Malhador, localizado no Agreste Central, deu boas-vindas, oficialmente, ao período junino. A prefeitura e a comunidade realizaram mais uma edição do “Acorda Vem Ver”, uma festa considerada como uma das manifestações populares mais antigas da cidade, abrindo a programação do mês.

Malhador dá início aos festejos juninos com “Acorda Vem Ver”
(Foto: Ascom/PMM)

A celebração se iniciou às 20h, na Avenida Lourival Batista, com o tradicional “brinquedo de roda”, envolvendo todos os malhadorenses que fizeram questão de prestigiar a festa. Enquanto populares se divertiam, dançando animadamente, eram servidos aos presentes comidas e bebidas típicas da época, como canjica, pamonha, milho cozido e licores dos mais diversos sabores.

Na sequência, houve a apresentação da Quadrilha Junina da Melhor Idade, composta por membros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), seguida do show de um trio pé de serra. Por volta de meia noite, a população se reuniu para sair às ruas e acordar os demais moradores para o “primeiro de São de João”, como é chamado o primeiro dia do mês de junho, segundo a tradição.

Presente durante todo o festejo, a prefeita de Malhador, Elayne de Dedé, destacou a importância do evento para o município. “É uma tradição que brinda os malhadorenses desde 1938 e que foi idealizada por nossos antepassados para celebrar a aproximação do período da colheita do milho, plantado no dia de São José, 19 de março, e colhido no dia de São João, 24 de junho”, explicou a gestora.


Elayne ressaltou também que incentivar a cultura popular é preservar a história da cidade. “Por isso a prefeitura se uniu, mais uma vez, aos moradores que organizam essa festa linda, para realizar a edição 2016. Nunca pouparemos esforços para manter viva nossa raiz cultural”, enalteceu a prefeita.

Fonte: Ascom/Malhador
Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS ALEATÓRIAS

Recentes