Últimas notícias

Tecnologia do Blogger.

GGCC cumpre ação de reintegração de posse pacificamente em Socorro

10 de agosto de 2016
GGCC cumpre ação de reintegração de posse pacificamente em Socorro
(Foto: PM)
Polícia Militar de Sergipe, por meio do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), realizou, no final da tarde desta terça-feira, dia 9, mais um cumprimento de mandado de reintegração de posse de forma pacífica e sem emprego da tropa. A ação ocorreu no município de Nossa Senhora do Socorro, na propriedade identificada como Fazenda Merém, com a presença do GGCC, do oficial de justiça responsável pelo cumprimento e de integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL) ocupantes das propriedades.

Essa é a sexta vez no ano de 2016 que a Polícia Militar garante o cumprimento de mandado de reintegração de posse sem o emprego da tropa, conforme ocorreu nos municípios de Divina Pastora, Macambira, Santo Amaro, São Miguel do Aleixo e Canhoba.

O cumprimento da ação pacífica é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes do GGCC junto aos ocupantes, mantendo um diálogo aberto e favorável para as partes, demonstrando a forma de agir da Polícia Militar e ressaltando que a postura da Instituição é evitar o confronto e a presença da tropa especializada em ações como essas. Além disso, a disposição ao diálogo por parte da liderança do movimento FNL facilitou as negociações desenvolvendo uma relação de confiabilidade entre a PM e a comunidade.

foto capaAs negociações com os ocupantes da propriedade iniciaram em Julho deste ano, quando os integrantes do GGCC realizaram as primeiras visitas técnicas, promovendo a abertura do diálogo na tentativa de apresentar a importância do cumprimento de uma determinação judicial e também na tentativa do convencimento da saída voluntária dos ocupantes.

Na fazenda Merém cerca de 400 famílias juntamente com seus pertences em barracos de lona ocupavam a área, sendo que dentre elas, era grande a presença de crianças e idosos. Os ocupantes desocuparam a fazenda após deliberação do movimento e de acordo com o prazo de saída voluntária apresentada pelo Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.

A Polícia Militar realiza mais uma reintegração de posse pacificamente, o que é resultado de um diálogo favorável em busca de soluções para os conflitos de modo a evitar o uso da tropa e obedecer à decisão judicial, ressaltando a importância da integridade de todas as partes envolvidas, destaca o capitão Marcos Rocha, coordenador do GGCC.

GGCC

A ação do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos no Estado de Sergipe  através da Polícia Militar teve início oficialmente no ano de 2006, com o objetivo de atuar na negociação de conflitos envolvendo posse de terra e na tratativa de diálogo com os movimentos sociais.

Os integrantes do GGCC atuam com base nas regras internacionais em Direitos Humanos e nas diretrizes da Ouvidoria Agrária Nacional para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva. Além disso, atuam com bom senso no diálogo com os ocupantes, esclarecendo que a PM respeita os movimentos sociais e suas ações legais.

No ano de 2015, a Corporação, através do GGCC, realizou o cumprimento de oito reintegrações de posse de maneira pacífica, sem o uso da tropa, resultado das visitas técnicas, negociações, abertura do diálogo e relação de confiabilidade existente entre os integrantes do grupo e os movimentos sociais.

Fonte: PM/SE