Header Ads

GGCC cumpre ação de reintegração de posse pacificamente em Socorro



GGCC cumpre ação de reintegração de posse pacificamente em Socorro
(Foto: PM)
Polícia Militar de Sergipe, por meio do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos (GGCC), realizou, no final da tarde desta terça-feira, dia 9, mais um cumprimento de mandado de reintegração de posse de forma pacífica e sem emprego da tropa. A ação ocorreu no município de Nossa Senhora do Socorro, na propriedade identificada como Fazenda Merém, com a presença do GGCC, do oficial de justiça responsável pelo cumprimento e de integrantes da Frente Nacional de Luta (FNL) ocupantes das propriedades.

Essa é a sexta vez no ano de 2016 que a Polícia Militar garante o cumprimento de mandado de reintegração de posse sem o emprego da tropa, conforme ocorreu nos municípios de Divina Pastora, Macambira, Santo Amaro, São Miguel do Aleixo e Canhoba.

O cumprimento da ação pacífica é resultado do trabalho desenvolvido pelos integrantes do GGCC junto aos ocupantes, mantendo um diálogo aberto e favorável para as partes, demonstrando a forma de agir da Polícia Militar e ressaltando que a postura da Instituição é evitar o confronto e a presença da tropa especializada em ações como essas. Além disso, a disposição ao diálogo por parte da liderança do movimento FNL facilitou as negociações desenvolvendo uma relação de confiabilidade entre a PM e a comunidade.

foto capaAs negociações com os ocupantes da propriedade iniciaram em Julho deste ano, quando os integrantes do GGCC realizaram as primeiras visitas técnicas, promovendo a abertura do diálogo na tentativa de apresentar a importância do cumprimento de uma determinação judicial e também na tentativa do convencimento da saída voluntária dos ocupantes.

Na fazenda Merém cerca de 400 famílias juntamente com seus pertences em barracos de lona ocupavam a área, sendo que dentre elas, era grande a presença de crianças e idosos. Os ocupantes desocuparam a fazenda após deliberação do movimento e de acordo com o prazo de saída voluntária apresentada pelo Grupo de Gestão de Crises e Conflitos.

A Polícia Militar realiza mais uma reintegração de posse pacificamente, o que é resultado de um diálogo favorável em busca de soluções para os conflitos de modo a evitar o uso da tropa e obedecer à decisão judicial, ressaltando a importância da integridade de todas as partes envolvidas, destaca o capitão Marcos Rocha, coordenador do GGCC.

GGCC

A ação do Grupo de Gestão de Crises e Conflitos no Estado de Sergipe  através da Polícia Militar teve início oficialmente no ano de 2006, com o objetivo de atuar na negociação de conflitos envolvendo posse de terra e na tratativa de diálogo com os movimentos sociais.

Os integrantes do GGCC atuam com base nas regras internacionais em Direitos Humanos e nas diretrizes da Ouvidoria Agrária Nacional para Execução de Mandados Judiciais de Manutenção e Reintegração de Posse Coletiva. Além disso, atuam com bom senso no diálogo com os ocupantes, esclarecendo que a PM respeita os movimentos sociais e suas ações legais.

No ano de 2015, a Corporação, através do GGCC, realizou o cumprimento de oito reintegrações de posse de maneira pacífica, sem o uso da tropa, resultado das visitas técnicas, negociações, abertura do diálogo e relação de confiabilidade existente entre os integrantes do grupo e os movimentos sociais.

Fonte: PM/SE
Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS ALEATÓRIAS

Recentes