Header Ads

Jackson e Renan Filho debatem construção de ponte entre Sergipe e Alagoas



Governo de Alagoas e Sergipe (Foto: Adailson Calheiros e Neno Canuto)

Nesta sexta-feira, 25, o governador Jackson Barreto reuniu-se com o governador de Alagoas, Renan Filho, para discutir potencialidades econômicas que podem fomentar  o litoral norte sergipano e a região Sul de Alagoas. Os gestores trataram da construção da ponte entre os municípios de Neópolis e de Penedo, que será erguida com recursos federais e executada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). 

Durante a audiência, o governador Jackson Barreto apresentou a proposta de construção de uma ponte ligando os municípios de Brejo Grande e Piaçabuçu, em Alagoas. Na avaliação do chefe do Executivo, a construção vai trazer impacto significativo na economia da região, aumentando o fluxo turístico da região e reduzindo custos com transporte da produção nos dois estados. O empreendimento também deve melhorar o escoamento da produção agropecuária dos perímetros irrigados do Baixo São Francisco, especialmente o transporte da safra de arroz.

O projeto prevê a construção de uma ponte com extensão total de 2.800 metros e orçamento de R$ 410.000.000,00. Para o secretário Estadual da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte ligando Brejo Grande  e Piaçabuçu aumentará o potencial econômico e turístico de ambos os estados. “Aquela região possui belas praias ainda pouco exploradas, o Pantanal de Pacatuba, a Ponta dos Mangues, entre outros locais desconhecidos e ainda possibilitará que a distância entre Aracaju e Maceió fique em torno de 220 km, 40 km a menos do que se ela for construída entre Neópolis e Penedo”, enfatizou.  

Renan Filho assegurou que vai analisar o projeto. “O governador Jackson é um amigo de longa data e certamente vamos encontrar um entendimento. Vou analisar a demanda apresentada hoje com muito carinho”, confirmou o governador alagoano.

Ponte Neópolis-Penedo

No último dia 17, Renan Filho recebeu do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o projeto executivo da obra – instrumento imprescindível à fase de licitação pública para construção da ponte, antigo anseio da região. O projeto foi realizado pela Codevasf com investimento de R$ 2,3 milhões, oriundo do Orçamento Geral da União por meio de emendas parlamentares destinadas à Codevasf pelo então deputado federal Renan Filho. O documento detalha os serviços de engenharia necessários à implantação, melhoramentos, pavimentação e obra de arte especial, inclusive estudos e projetos ambientais, nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335, no trecho que compreende os municípios de Penedo (AL) e Neópolis (SE).

Participaram da reunião os secretários de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano de Sergipe, Valmor Barbosa, da Fazenda, Jeferson Passos e do Transporte e Mobilidade Urbana de Alagoas, Mosart Amaral.


*Com informações do Governo de Alagoas
Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS ALEATÓRIAS

Recentes