Header Ads

Sergipe recebe treinamento em ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares



Sergipe recebe treinamento em ameaças químicas, biológicas, radiológicas e nucleares
Foto:SSP/SE

De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2016, no auditório da Faculdade Fase/Estácio, das 8h30 às 18h, profissionais de saúde e de segurança de Sergipe terão a oportunidade de conhecer os princípios de proteção, descontaminação e detecção de agentes, as características dos acidentes de natureza química, biológica, radiológicas e nucleares (QBRN) e os protocolos internacionais de primeira resposta a incidentes desta natureza.
A exemplo do que foi feito nas cidades-sede da Copa do Mundo, Sergipe foi contemplado pelo Ministério da Saúde para sediar o Treinamento sobre QBRN, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e Ministério da Saúde.
A preparação para resposta rápida a eventos decorrentes de agentes Químicos, Biológicos, Radiológicos e Nucleares (QBRN) é de extrema importância no planeta, especialmente em eventos de massa de grande repercussão mundial. A depender da dimensão, os impactos decorrentes de uma emergência em saúde pública por agentes QBRN são grandes. Porém, não estão relacionados somente à segurança e à integridade física da população. Mas às questões psicológicas.
A atuação das instituições na resposta a emergências em saúde pública decorrente de agentes QBRN é voltada para o desenvolvimento de ações de vigilância em saúde, no monitoramento ambiental e epidemiológico e na prestação de assistência médica (pré-hospitalar e hospitalar) às vítimas de Emergências em Saúde Pública (ESP) ocasionadas por agentes QBRN. 
Instituições participantes
Secretaria de Estado da Saúde, Fundação Hospitalar de Saúde, Defesa Civil Estadual e Municipal, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Petrobras, Corpo de Bombeiros, Grupamento Tático Aéreo, Exército, Aeronáutica, Marinha, Infraero, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Tiradentes, Hospital São Lucas, Faculdade Fase/Estácio, Hospital da Polícia Militar, Hospital Universitário, Hospital Cirurgia, todas as unidades que compõem a Rede Estadual de Urgência e Emergência (Huse, Samu, Hospitais Regionais).
SSP/SE
Tecnologia do Blogger.

NOTÍCIAS ALEATÓRIAS

Recentes